segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Curiosidades » Os Índios do Brasil

Na época do descobrimento do Brasil, em 1500, estudiosos estimam que existiam cerca de 1 a 10 milhões de índios em nosso país. Após períodos de conflitos seja por escravização, catequização ou por desrespeito e interesses pelas terras, essa população foi reduzida ao que hoje atestam os antropólogos: cerca de 300.000 índios.
Os grupos indígenas mais numerosos eram o Jê e o Tupi-Guarani. 
Por um lado, a situação do indígena no país parece ter melhorado nas ultimas décadas. A população indígena vem aumentando, a delimitação das reservas indígenas está contribuindo para tal aumento, assim como o aprendizado de novas técnicas e cuidados para melhorar as condições de sobrevivência. Por outro lado muitas tribos foram extintas e algumas ainda correm esse perigo. 
Na atualidade as tribos indígenas estão concentradas em maior número nas regiões Norte e Centro-Oeste. 
Alguns fatores que contribuiram para a redução da população de índios do Brasil, além dos já mencionados anteriormente, foram: 
- Doenças e epidemias trazidas pelo homem branco
- A exploração de terras indevidamente e construção de estradas, para exploração de recursos minerais passando muitas vezes por dentro de tribos e limitando os índios a áreas determinadas. Muitas tribos eram nômades, ou seja, devido a mudanças nas condições de vida local, inclusive o clima, eles migravam para um lugar que oferecesse melhores condições de subsistência.Com a colonização do país cada vez foi ficando mais restrita as áreas em que poderiam se deslocar com segurança. 
- Grande influência da cultura do homem branco, o que afetou muitas vezes as tradições culturais dos povos indígenas e com isso sua auto-estima. 
- O garimpo próximo a terras indígenas também influencia negativamente a vida da aldeia. 
Muito da cultura indígena está tão inserida na nossa cultura que muitas vezes não nos damos conta. Comidas, lendas, artesanato, utensílios são algumas das coisas que herdamos desses povos. Mas há também as tradições típicas de cada tribo como: cantos, língua, crenças, danças que devem ser por nós respeitadas para que eles possam sempre manter viva suas tradições. 
A população indígena tem hoje, leis que os amparam e lhes garante terra demarcada. Porém, não podemos nos lembrar dos índios somente em datas festivas, eles fazem parte da população brasileira, seus direitos são inúmeros e devem ser respeitados. No passado muitas vezes foram tratados como animais, uma vez que os colonizadores tomaram conta do país como se fosse uma terra sem dono, inabitada. Tomara que nós estejamos livres de sermos tratados da mesma forma, pois, gerras, genocídios e desrespeito são constantes no mundo atual. 
Temos muito a aprender com os índios. Eles celebram a vida. 
Respeitam os mais velhos, as crianças, as mulheres, os homens. Eles respeitam a natureza e zelam por ela. Afinal como disse Exupérry, no livro “O Pequeno Príncipe” : “ Quem ama cuida!” 
Para mudarmos o mundo temos que começar a mudança dentro de nós. Refletir sobre alguns assuntos, sobre a nossa forma de agir é um começo. Respeitar o próximo é um caminho. 
Que o dia do índio seja um dia para lembrarmos do passado e construirmos um presente e um futuro melhor e digno para todos nós. Fica aqui o nosso apelo para que possamos ajudar, respeitar, gostar e conhecer parte da nossa história : os índios do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário